O que causa a perda dos dentes?

Quando estamos na fase da infância a perda dos dentes de leite é comum, mas em outras fases da vida, isto não pode ser considerado algo normal.

A ausência de dentes mexe com a mastigação, fala e a estética do sorriso, por isso é importante entender quais são as causas do problema e como tratá-los.

Veja agora alguns fatores que levam a perda dos dentes!

Periodontite

Periodontite é uma doença inflamatória bucal, que atinge os tecidos que fixam os dentes ao osso, ela causa a formação de bolsas periodontais, que caso não tratadas, ocasiona a perda dos dentes.

Quando não é feito uma higienização bucal correta e diária, restos de alimentos ficam localizados na região da gengiva, causando o acúmulo de bactérias.

Esta falta de higienização irá causar mau hálito, inflamação nas gengivas, sangramento e sensibilidade ao escovar os dentes. Quando o tratamento não é feito logo no início dos sintomas, a doença se agrava e o dente perde sua sustentação e pode cair.

A placa bacteriana (cálculo dental) é um agressor do tecido ósseo causando a perda dental

Cárie

A cárie é um problema de saúde bucal comum entre a população, mas se não for tratada, também leva à perda dos dentes. Como a Periodontite, a Cárie surge da má higienização bucal.

Com os restos de comida que vão se acumulando na boca, surgem bactérias que produzem ácidos, formando a placa bacteriana, película que fica concentrada ao dente.

Quando essa camada não é removida diariamente, causa a formação de cárie, as bactérias começam a enfraquecer o esmalte dentário e caso o paciente não busque por tratamento, a doença vai avançando, podendo chegar à raiz do dente e levar a sua perda.

Traumas

Principalmente na infância é comum as crianças baterem suas bocas em momentos de brincadeira, o trauma é um fator que permite o indivíduo perder seu dente muito jovem, porém quero citar isso apenas como um infortúnio que, infelizmente, pode acontecer em nossas vidas.

Má higiene bucal

Como vimos a cima a falta de escovação e uso do fio dental podem acarretar a diversas doenças, a placa bacteriana se adere ao dente no nosso dia a dia (isso é totalmente normal e fisiológico), o problema é que se não removemos esse “biofilme”, ele causa injúrias ao tecido ósseo com o passar dos anos.

É fundamental manter uma boa higiene bucal, tenha uma rotina de escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia e faça uso de fio dental.