top of page

9 verdades e mitos sobre Implantes Dentários

O implante dentário é um tratamento que substitui um ou mais dentes, em muitos casos melhorando a estética facial, dicção e mastigação, além de prevenir diversas doenças que a ausência dos dentes causam, mas como todo tratamento, é normal surgir dúvidas sobre o procedimento.


Por isso, hoje vamos falar de algumas verdades e mitos sobre o implante dentário.



A prótese dentária pode ser colocada no mesmo dia do implante – Verdade.


Com a tecnologia do implante dentário, hoje é possível fazer todo o procedimento em um único dia. Com exames e avaliações feitas pelo especialista em implantodontia, dependendo do caso do paciente é possível fazer o implante conhecido como carga imediata.


Perde o aspecto natural do sorriso – Mito.


A moldagem da prótese é feita acompanhando o alinhamento da boca, cor e formato do dente do paciente. Sendo feito por profissionais capacitados da área de implantes e próteses, não há como diferenciar os dentes naturais dos implantes.


Pacientes que não possuem osso podem receber implante – Verdade.


Neste caso para ser feito o procedimento do implante, antes é necessário fazer uma cirurgia de enxerto ósseo, para que aja apoio para a instalação do implante. Lembrando também que é preciso respeitar o tempo entre cada procedimento, para que o tratamento tenha sucesso.


É um procedimento voltado para idosos – Mito.


A cirurgia é indicada para qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes, desde que o crescimento ósseo esteja concluído, que ocorre entre os 17 a 18 anos.


Pessoas que recebem o implante dentário podem se alimentar normalmente – Verdade.


Um dos maiores objetivos do procedimento é devolver a função mastigatória, somente após a cirurgia, no processo de cicatrização que ocorre algumas restrições alimentares.


O paciente sente dor ao fazer a cirurgia de implante - Mito.


A cirurgia é feita com anestesia, por essa razão é possível fazer o procedimento sem sentir qualquer dor, após a cirurgia é possível sentir algum incomodo, porém, isto é controlado com analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo dentista.


Após o tratamento o paciente deve continuar frequentando o dentista – Verdade.


A manutenção do implante deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, onde será realizada uma avaliação da prótese, pinos e cuidados de higienização, com esses cuidados o implante durará a vida toda.


O implante pode ser feito muito tempo depois da perda do dente – Mito.


Quando o implante não é feito logo após a perda do dente, o osso enfraquece e atrofia com o passar do tempo, perdendo sua espessura e altura devido à reabsorção óssea. Nestes casos é necessário fazer uma cirurgia de enxerto ósseo antes de realizar o implante dentário.


O implante dentário não pode ser feito com gengivas inflamadas – Verdade.


A má higienização bucal causa problemas na gengiva, por isso é essencial estar com uma boa saúde bucal para realizar o procedimento, incluindo manter a saúde da boca após a cirurgia.


Ficou com mais alguma dúvida sobre implante dentário? Deixe sua pergunta nos comentários ou agende uma consulta!




189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
©
bottom of page