Alimentação saudável e saúde bucal

Sabemos que uma alimentação saudável influência em nosso organismo, por isso, não seria diferente para a nossa saúde bucal. O excesso e a falta de certos alimentos, podem trazer resultados benéficos e prejudiciais para os dentes, por isso é importante adquirir uma alimentação balanceada.



Alimentos que auxiliam na saúde bucal


Alguns alimentos como maçã, pera, melancia, brócolis e mamão, trabalham como agentes para a saúde dos nossos dentes, pois são ricos em fibras e eliminam resíduos de outros alimentos que ficam presentes na superfície dental.


Alimentos com cálcio, minério e vitamina C também são essenciais para a saúde do dente, eles são encontrados no leite, manga, vegetais, entre outros. Esses tipos de alimentos são importantes para a saúde bucal, pois auxiliam na reconstrução do esmalte dental, mantém as gengivas saudáveis e garantem dentes mais fortes.


Alimentos que prejudicam a saúde dos dentes


Os alimentos que prejudicam a saúde bucal, são alimentos que possuem uma alta taxa de açúcar, pigmentação e ácido. Quando são consumidos e não há uma boa higienização bucal eles levam a doenças infecciosas, como, cáries, periodontite, inflamação das gengivas, sensibilidade dentária, entre outras.


Alimentos ricos em açúcar, como doces, balas, bolachas recheadas e refrigerante, quando consumidos em excesso levam ao surgimento de bactérias na boca, essas bactérias transformam o açúcar em ácido, que causam o enfraquecimento do esmalte dos dentes.


Limão, abacaxi, laranja e tomate são conhecidos por serem frutas ácidas, e quando são consumidos diariamente e sem algum acompanhamento, levam ao desgaste dos dentes.


É recomendado também evitar o excesso de frutas secas, cristalizadas e desidratadas, pois elas possuem uma alta concentração de açúcar e são pegajosas, quando esses alimentos são consumidos e não ocorre uma boa escovação dos dentes, eles ficam aderidos ao dente e gengivas e contribuem no surgimento de bactérias. Outros alimentos que ficam mais facilmente nos dentes, são os alimentos ricos em carboidratos e contém amido, como macarrão, cereais, pão e batata.


Vale lembrar que você não precisa deixar de consumir estes alimentos, alguns deles fazem bem para a saúde, como as frutas, mas é preciso adquirir hábitos alimentares equilibrados, pois tudo em excesso pode prejudicar a saúde, além de manter uma boa higienização bucal, escovando os dentes e usando o fio dental corretamente em todas as refeições e fazer visitas periódicas ao dentista.




#Alimentaçãosaudável #saúdebucal #dentista #cáries #inflamaçãodasgengivas #sensibilidadedentária #cirurgiãodentista #odontologia #dentista #clinicadeodontologia #clínicogeral

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
©